Yitro é uma importante passagem da Torá, e uma das poucas que possuem um nome próprio como título
Nesta porção o povo de Israel está em plena travessia do deserto, porém o evento mais importante de Yitro é a entrega dos Dez mandamentos, 50 dias após o Êxodo do Egito.
Os Dez Mandamentos, outorgados no Monte Sinai, nos conecta com a energia de Imortalidade.
O poder da morte não se limita ao corpo físico. O sofrimento com o fim de um relacionamento ou a falência de um negócio, também são expressões da morte.
De acordo com os ensinamentos da Cabalá, as dez Pragas que se abateram sobre o Egito, representavam a perversão dos dez atributos da alma humana e os Dez Mandamentos refletem sua retificação espiritual – a expressão da essência Divina em cada ser.
A IMPORTÂNCIA DA TESHUVÁ
Yitro, o sogro de Moisés, era um importante líder em Midian. Ele ficou sabendo dos eventos transcendentes (milagres) que aconteceram ao povo de Israel e buscou então, juntar-se ao povo de Israel no deserto, abrindo mão da posição de liderança que ocupava na sociedade em que vivia.
Yitro nos mostra a importância da teshuvá, uma palavra traduzida como “arrependimento”, mas que na verdade significa o retorno ao melhor de nós mesmos, resgatando nossa essência Divina.
Teshuvá exige uma análise do passado, uma resolução positiva para o futuro e a ação no presente.
A caminhada no deserto simboliza o processo de refinamento do homem. O deserto é o “Mundo Vazio” e marca o início de qualquer jornada espiritual.
Nossa evolução espiritual exige autoconsciência e desapego de tudo aquilo que pode nos escravizar.
Uma ótima semana para todos!
Cristina Torres