Segundo a Cabalá, qualquer tema abordado através das histórias da Torá, refere-se à experiência interior do ser humano e sua busca por conexão com a sua essência.
Depois da construção do Tabernáculo, encontramos na Parashá desta semana orientações detalhadas para a confecção da roupa dos Cohanim (sacerdotes) e para o acendimento da Menorá dentro do Templo. Na porção da semana passada aprendemos que o Templo não é um espaço físico, mas um nível de consciência que permite a revelação de nossa Luz interior (Menorá), para que possamos expressá-la no mundo.
A Cabalá ensina que a Menorá é uma representação da Árvore da Vida – as emanações Divinas que criam, controlam e influenciam toda a existência. Além das faculdades intelectuais e emocionais, a alma possui três poderes auxiliares que a Tradição chama de “vestimentas”: pensamento, fala e ação. Da mesma forma que as roupas de uma pessoa expressam sua personalidade e o papel que desempenha na sociedade, afetando a maneira das pessoas se relacionarem com ela, assim também acontece com as “vestes” espirituais da sua alma. As três vestimentas da alma, sendo usados com consciência e amor, têm o poder de influenciar e transformar positivamente nossa realidade.
Preste atenção nas mensagens que suas “vestimentas” transmitem para o mundo.
Uma semana abençoada para todos!
Cristina Torres