20ª PARASHÁ TETSAVÊ (ORDENARÁS)

 
Segundo a Cabala, qualquer tema abordado através das histórias da Torá, refere-se à experiência interior do ser humano e sua busca por conexão com a Luz do Mundo Infinito.
 
Depois da construção do Tabernáculo, encontramos na Parashá desta semana orientações detalhadas para a confecção da roupa dos Cohanim (sacerdotes).
 
O sacerdote é um código para um nível de consciência superior e as três vestimentas sagradas da alma são o pensamento, a palavra e a ação. Para receber a unção como sacerdote o ser humano deve permanecer dentro do tabernáculo, o espaço sagrado, onde sua Luz interior (Menorá) permanece acesa para que suas vestimentas sejam consagradas através de um processo de purificação e refinamento.
 
As vestimentas têm o poder de comunicar e nós precisamos ter consciência das mensagens que estamos enviando para o mundo.
 
Uma particularidade desta porção é que o nome de Moisés não é mencionado nenhuma vez. Na verdade, desde o nascimento de Moisés até o final da Torá, esta é a única Parashá que não consta seu nome.
 
A Cabala diz que essa omissão foi o resultado do que Moisés proferiu sobre si mesmo, após o pecado do bezerro de ouro: “E agora, se perdoas seu pecado, está bem, e se não, risca-me, rogo, do Teu livro, que escreveste”
 
Este é mais um exemplo dos efeitos que as palavras podem ter. O Zohar define o ser humano como ‘aquele que fala’. O sábio Ari nos ensina que cada palavra que dizemos cria anjos, com poderes para nos apoiar ou prejudicar.
 
A Tradição nos adverte que uma pessoa não deve falar mal até mesmo de si próprio. Ao proferir estas palavras, Moisés estava pedindo ao Eterno para perdoar o povo de Israel, imagine as conseqüências quando as palavras são proferidas com raiva e hostilidade, seja contra si, seja contra outras pessoas.
 
Uma ótima semana!!!
Cristina Torres 

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