A Parashá desta semana é chamada de Tsav (Ordene). Essa porção continua descrevendo os ensinamentos sobre o serviço no Templo Sagrado e parece apenas uma repetição da Porção anterior (Vayikrá).
Na semana passada o texto abordou os sacrifícios sob a perspectiva do doador e na porção de Tsav o foco é sobre os Sacerdotes e o serviço realizado no Templo.
MENSAGEM DA SEMANA
Aprendemos na semana passada que a palavra hebraica para sacrifício, korban, vem da mesma raiz da palavra karov, que significa próximo.
Todo indivíduo tem que trabalhar para refinar seu temperamento, sua natureza e instintos – sacrificar sua “natureza animal” – para ficar mais próximo da Luz.
“E tomou Moisés do óleo da unção e do sangue que estava sobre o altar e aspergiu sobre Aarão, sobre suas vestes, sobre seus filhos…”
No final do texto desta semana (Parashá Tsav), Moisés ungiu Aarão e seus filhos para o serviço no Tabernáculo. Quando uma pessoa é ungida, ela é “capacitada” para determinados fins (missão) por meio do poder Divino.
Aarão sempre acompanhou Moisés em sua missão, na qualidade de seu porta-voz e “assessor”. Agora, Aarão estava prestes a realizar um novo papel de liderança, tornar-se o Sumo Sacerdote.
Todos nós viemos a este mundo com uma missão e recebemos todas as condições necessárias para sua realização.
Vou dar um exemplo: se você vai revelar sua Luz através do perdão, você receberá muitas oportunidades para perdoar.
A missão de cada pessoa é única e todas são igualmente importantes. Quando não cumprimos a “missão” que é exclusivamente nossa, a Luz que viemos revelar permanecerá oculta.
Uma semana abençoada para todos.
Cristina Torres