A Parashá Emor concentra-se no comportamento e nas funções dos sacerdotes, transmite instruções sobre as festas e dias sagrados e também determina manter acesa a chama da Menorá. Os principais temas da porção da semana são: vidas sagradas, ofertas sagradas e tempos sagrados.
A Cabalá assinala que cada um de nós contém dentro de si algo dos sacerdotes, um nível de consciência profundamente consciente e ligado ao Criador e por isso, muitas porções da Torá dirigem-se aos sacerdotes. Quando nos tornamos um canal de revelação da Luz do Criador, somos responsáveis por ajudar a reequilibrar as pessoas que encontramos, a sociedade da qual fazemos parte, e o próprio planeta que habitamos.
Outro enfoque da semana é a referência às festas sagradas. Cada festa é uma fenda que nos oferece a oportunidades de conectarmos uma força que se revela no Universo através da qual podemos assumir o controle sobre a nossa realidade.
O respeito aos espaços e objetos sagrados é comum à maioria das Tradições espirituais. A Torá conta a história de um povo que saiu do Egito e permaneceu durante quarenta anos no deserto, um povo que trocou o mundo dos monumentos para o mundo dos momentos.
As fendas são uma forma de quebrar o ciclo contínuo do tempo e romper as cascas (clipot) que tentam nos aprisionar através de ciclos robóticos. As fendas favorecem o tikun (correção) em diferentes aspectos da nossa vida.
Uma ótima semana para todos.
Cristina Torres