“Se nos meus estatutos andardes e Meus preceitos guardardes e os fizerdes, darei a vós as vossas chuvas a seu tempo, a terra dará o seu produto e a árvore do campo dará seu fruto ”
O mundo é regido por leis. Temos consciência das leis humanas (civis, de trânsito, etc) e das leis da natureza (como a lei da gravidade), mas muitas vezes nos esquecemos que existem as leis metafísicas. Sempre que obedecemos ou transgredimos as leis da natureza ou as leis espirituais existem consequências. Bechukotai é a última porção do Livro Vayicrá e enfatiza a lei de causa e efeito.
A sabedoria da Cabala permite ao ser humano estabelecer uma relação direta com o Criador, a Fonte de toda “plenitude” (felicidade) que está disponível no Universo. No entanto, a Cabala afirma que a Força do Criador é invariável, e que as ações de uma pessoa, de nenhuma maneira poderão afetar essa força superior. Isso significa que o único lugar de variação está na atitude das próprias pessoas.
Para Cabalá, todas as situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas para aprendermos algo e seguirmos em frente. Tudo o que vivenciamos é uma oportunidade de evolução – de realização do nosso tikun. Por isso, ao invés de reclamarmos, devemos transformar cada acontecimento em uma oportunidade para expansão da nossa consciência e manifestação do nosso potencial.
Se somos “felizes ou sofredores”, isto não se deve à vontade do Criador, mas ao nosso receptor. Criado à imagem e semelhança do Criador, o receptor deveria receber e compartilhar a energia Divina. Quando o ser humano vive em conformidade com esse Plano, é naturalmente abençoado com a plenitude a que tem direito inalienável.