VERDADE
“No início, as pessoas contemplavam com admiração o mundo a sua volta. Depois começaram a compreender o que podiam. Mas a admiração persistia. Finalmente, vieram a crer que podiam entender tudo, que qualquer coisa que não tenha sentido simplesmente não é verdade – não existe. Foi então que a admiração morreu.
Tudo isso é um preâmbulo à visão de verdade de Rebe. Descarte a noção de que verdade significa aquilo que tem sentido para você. Os que acreditavam nisto chamavam a lâmpada de Edison de embuste enquanto Menlo Park era iluminado por sua luz, e escreviam teses para provar que o homem não podia voar dentro de uma máquina quando os irmão Wright faziam exatamente isso, em público, havia cinco anos. Eles são tão tolos quanto os cientistas do século XVIII que jogaram os meteoritos para fora dos museus, porque diziam: “Pedras não caem dos céus, porque não há pedras no céu!”
A verdade é algo que você encontra rendendo-se a ela. A verdade muitas vezes é algo que você preferiria rejeitar, algo que se recusa a acomodar-se dentro de sua mente. A verdade vem de um lugar além de sua capacidade de entendimento, além de “você”.
Assim que tiver reconhecido que sim, esta é a verdade indiscutível, então você deverá envolver todas as células de seu cérebro para compreender, para digeri-la. Mas comece com admiração, com o vazio, de olhos e ouvidos abertos para aquilo que o mundo lhe está dizendo.” – Menachem Mendel Schneerson