8ª PARASHÁ DE VAYISHLACH (E ENVIOU)

A Parashá Vayishlach fala sobre Jacob (Yacov), sua luta com o anjo e o seu confronto final com seu irmão (Esaú), que queria matá-lo. O nome Yacov em hebraico, significa “ele suplantou”. Como indivíduo, ele estava muito ansioso e com medo do que poderia lhe acontecer: “E temeu Jacob muito, e angustiou-se” (Gênesis 32:25)

“E ficou Jacob só, e lutou um “homem” com ele, até levantar-se a aurora (Gênesis 32:7)

 

O texto diz que Jacob está sozinho, e os estudiosos da Torá identificam o “homem” com quem Jacob lutou como o “anjo de Esaú”, referindo-se ao poder de Esaú dentro dele.

Esaú simboliza o instinto, o desejo de receber para si mesmo, a busca pela gratificação imediata, a conquista física e a guerra.

A Cabalá nos ensina que Jacob está realmente lutando consigo mesmo. Ele está pronto para dar o grande salto de sua existência, sendo que para isto, ele é obrigado a travar um grande combate.

A ideia do combate associado ao desenvolvimento espiritual aparece em todo o texto da Torá.  Ao longo de nossas vidas também passamos por momentos de profunda angústia, que tem como objetivo nos fortalecer, para então, prosseguirmos com redobrada energia. Segundo os ensinamentos da Cabala, perder ou ganhar não deve ser o nosso foco, porque a única forma de sairmos derrotados da batalha é quando nos retirarmos do combate antes do sol voltar a brilhar.

 

Uma semana abençoada para todos!

Cristina Torres

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu