Essa semana temos, mais uma vez, a abordagem sobre “santidade e ser sagrado”.
“E AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO” (VAYICRÁ 19:18)
Kedoshim é uma Parashá muito especial que contém a frase “ame ao próximo como a si mesmo”.
Sobre este ensinamento disse Hilel, grande sábio e líder espiritual, que exerceu suas atividades no início do reinado de Herodes: “AÍ ESTÁ TODA A TORÁ. O RESTO É MERO COMENTÁRIO”
Note que na estrutura da sentença, a primeira parte pede que amemos aos outros, enquanto a segunda parte sugere que o façamos da mesma forma como nos amamos.
A percepção fragmentada que temos do mundo, nos faz pensar que cada pessoa é uma entidade por si só, completamente independente das outras pessoas, mas isto é uma percepção equivocada da realidade.
Dentro do conceito de Unicidade, toda vez que a pessoa faz mal ao outro, parte deste mal também o atinge, por causa da parte de sua alma que está contida no outro. É por este motivo que a Torá nos ordenou “Amar ao próximo como a si mesmo”, para nos ensinar que o outro é parte de nós.
Nunca podemos ignorar o fato de que em nosso âmago carregamos uma centelha do Criador. É através do amor incondicional e um profundo respeito pela centelha de Luz que existe em toda Criação, que nos tornamos sagrados e nos aproximamos da Luz.
Uma semana abençoada para todos!
Cristina Torres
Post Views: 58