REFLEXÃO DA SEMANA
A Parashá desta semana, Chukat, nos traz um grande aprendizado sobre a energia do “oponente interno” que enfrentamos ao longo de nossa existência. Ao longo de toda a travessia do deserto, que representa a nossa própria travessia espiritual em busca da evolução, os hebreus tiveram que passar por várias “guerras”.
Os povos que criaram obstáculos e guerrearam com o povo de Israel no deserto, representam os aspectos negativos que todo ser humano precisa superar para chegar ao melhor de si, e então penetrar na sua “Terra Prometida”, conquistando então, o estado de plenitude que todos almejamos.
O fato do povo de Edom não permitir que os hebreus penetrem por suas terras pode nos parecer uma derrota. Entretanto, a Cabala nos ensina que Moisés conduziu o povo pelo caminho que eles precisavam trilhar para que pudessem crescer com a restrição.
O Rei de Edom reside dentro de nós e a passagem depende da correção, transformando nosso desejo de receber em desejo de receber para compartilhar (verdadeira intenção).
Através do desejo de compartilhar (doar) expressamos nossa essência Divina e nos aproximamos do propósito da Criação.
Uma completa substituição de desejos egoístas por altruístas é chamada o “Fim da Correção” – a entrada na Terra Prometida.
Uma ótima semana para todos!
Cristina Torres