O mês de Shevat está relacionado com o signo astrológico de Aquário, um signo que representa o pilar da esquerda do elemento ar. Na Árvore da Vida, a coluna da esquerda, está associada ao recebimento e ao aspecto intelectual do homem.
Aquário com seus dois planetas regentes, Saturno e Urano, é um signo de renovação, de abertura para novas ideias, de transformação. Segundo Rav Shimon bar Yochai, o objetivo da Era de Aquário é a remoção do caos no Mundo.
Todo mês é representado por um signo do zodíaco e um planeta e as letras de Shevat são: Bet (Saturno) e Tzadik (Aquário).
Saturno é um planeta que nos impulsiona ao crescimento, despertando a capacidade de eliminar as limitações que impedem a manifestação de nossa essência. Urano tem a ver com mudanças radicais e com ideias revolucionárias.
Depois de ter passado por Capricórnio, Saturno aparece em Aquário testando nossa capacidade de criar alternativas diferentes para sairmos da estagnação, responsabilidade no exercício da liberdade e a preocupação com o bem estar coletivo.
Bet, a primeira letra da Torá, foi escolhida porque está relacionada com a “bênção”.
Tzadik nos conecta com a constelação de Aquário, representada por uma ânfora que verte água. O Baal Shem Tov declarou que quando se encontra um aguadeiro carregando barris cheios de água, é um sinal de bênção e como sabemos, a água é o símbolo da misericórdia e da purificação.
A letra Tzadik é constituída de duas letras, Yud e Nun. Yud é a primeira letra do Tetragrama, corresponde ao nível da semente e a maior conexão com a Luz possível. A letra Nun vem da palavra nefilah, que em hebraico significa queda. Através da união da Yud e a Nun, estamos elevando todas as quedas, físicas, emocionais, espirituais, e conectando-as com a Luz.
Tzadik significa “justo” e a meditação nesta letra desperta o aspecto mais luminoso de nossa consciência e nos conecta com os “Justos” de nossa Tradição (contribuindo com a sustentação do Mundo).
Mazal Tov!
Um mês abençoado para todos!