As festividades do calendário cabalístico formam uma grande mandala de fendas cósmicas, que se sucedem no tempo e no espaço, indicando os momentos vibracionais mais propícios para acessarmos potencialidades específicas que nos colocam na posição de cocriadores da nossa realidade.
A festa de Purim acontece na lua cheia do signo de peixes (início ao anoitecer 25/02 até anoitecer 26/02) e seu nome origina-se da palavra pur, uma palavra persa que significa tirar sortes.
A Meguilá Esther é o texto Sagrado que relata a história da festa. O mestre Baal Shem Tov explicava que o propósito da leitura do texto é aprender que os eventos de Purim repetem-se, espiritualmente, em todas as gerações. Consta do livro de Esther que Haman, conselheiro do Rei da Babilônia, decretou a morte de todos os judeus da Pérsia. Haman era descendente de Amalek. A Torá nos ordena vencer Amalek e tudo o que ele representa: dúvida, caos, escuridão, ódio gratuito, energia de mortificação.
Quando tudo estava aparentemente perdido, Mordechai e a Rainha Esther conseguiram reverter este decreto negativo e o único a morrer foi Haman. Eles compreenderam que o poder de Haman – como o verdadeiro poder que há no mundo – tinha base espiritual.
Purim é um período de vitória contra toda a negatividade, diretamente pela força da Energia Divina Feminina (Shechiná). A essência de Purim é alegria! Quer uma dica para preservar a alegria em um momento tão desafiador? SENTIMENTO DE GRATIDÃO
Compartilhando um pequeno trecho do livro Cabala e a arte de preservação da alegria do Rabino do Nilton Bonder: “A alegria não é um estado ou condição, e sim o próprio sopro da vida …. Riso ou choro não representam respectivamente nem indício, nem ausência de alegria porque ela não está nas coisas. A alegria não tem causa externa, mas interna.”
Canalizando corretamente a energia espiritual através da alegria, nos conectamos com esta poderosa fenda espiritual.
CONEXÃO COM A ENERGIA DE PURIM:
DESEJO DE COMPARTILHAR
JEJUM (RESTRIÇÃO)
LEITURA DA MEGUILÁ COM AS RESPECTIVAS MEDITAÇÕES
REFEIÇÃO “ESPECIAL” (O ALIMENTO REPRESENTA SUSTENTO, PROSPERIDADE, ABUNDÂNCIA, PRAZER … FAÇA COM BELEZA!)