CONTAGEM DO ÔMER
UMA JORNADA DE CRESCIMENTO
Na segunda noite de Pêssach (28/03) começa o período do Ômer – Sefira HaÔmer refere-se à contagem dos 49 dias ou sete semanas, entre Pêssach (saída do Egito) e Shavuot (recebimento da Torá). A Contagem representa, portanto, os 49 degraus de refinamento espiritual realizados pelos hebreus, até chegar à elevação necessária para o recebimento da Torá.
“Contareis para vós desde o dia seguinte ao primeiro dia festivo, desde o dia em que tiverdes trazido o ômer da movimentacão; sete semanas completas serão” (Sêfer Vayicrá 23:15)
ÁRVORE DA VIDA
A Cabalá explica que cada ser humano possui, potencialmente, sete poderes no coração que têm uma correspondência com sete das Dez Sefirot da Árvore da Vida
Cada semana representa uma das sete sefirot, começando por Chessed e terminando com Malchut.
O exercício diário de reflexão sobre as virtudes da Árvore da Vida, é o caminho de religação que a consciência humana precisa percorrer para se aproximar novamente de sua origem divina. Através da Contagem, podemos canalizar e interiorizar o significado de cada atributo.
Chamadas de Midot, essas sefirot são:
Cada sefirá inclui dentro de si aspectos das demais e cada dia tem, portanto, sua própria energia espiritual que mencionamos durante a Contagem:
A Contagem do Omer se encerra no dia 49, quando recitamos: Hoje é o dia 49 da contagem do Ômer, completando as sete semanas.
A Contagem do Ômer deve ser feita de pé e ao anoitecer (início de um novo dia). Faça a contagem e procure meditar sobre as virtudes e o que você pode fazer para colocá-las efetivamente em prática.
Durante os 49 dias de Sefira HaÔmer temos a oportunidade de subir, passo a passo, a escada do aprimoramento pessoal.