MEDITAÇÃO CABALISTA

folder_open72 Nomes de Deus, Uncategorized
comment2 Comentários

CABALÁ E MEDITAÇÃO

A meditação é uma importante ferramenta Cabalista para conexão e expansão da consciência. Existem muitos sistemas de meditação nos textos clássicos da Tradição cabalista, embora a fixação do olhar na letra hebraica seja o método mais conhecido nos dias de hoje.

Falando de uma forma bem genérica, meditar seria uma forma controlada de pensar – uma prática que tenta concentrar a atenção do indivíduo em uma coisa de cada vez. Ao fortalecermos nossa capacidade de concentração, nos tornamos capazes de “mover” os obstáculos que nos impedem de revelar nossa Luz interior.

Meditar é como andar de bicicleta, só aprendemos praticando. 

CRIANDO ESPAÇO INTERIOR PARA LUZ PREENCHER

Nos dias de hoje, pedir para alguém “esvaziar sua mente” por alguns minutos parece algo absurdo. Ao fazer este teste, a maior parte das pessoas descobre que não consegue parar de pensar, nem por um minuto. Os pensamentos estão tão enraizados dentro de nós que os aceitamos sem questionar.

Existe um fluxo contínuo de pensamentos atravessando a mente, um diálogo interno permanente, que limita a manifestação da Luz. Meditar e aquietar a mente permite que toda nossa Luz interior seja revelada. 

Existe uma famosa parábola, que conta a história de um aluno que se encontra com seu professor pela primeira vez. O professor lhe serve uma xícara de chá e enquanto a serve, a xícara do estudante começa a transbordar. 

Apesar disto, o professor continua a servir. O estudante é pego de surpresa e com razão! Ele está imerso em chá e o professor continua servindo! “ O que você está fazendo?!” ele pergunta ao professor.

“Você é como esta xícara”, diz o inteligente sábio. “Eu não posso ensiná-lo até que você se esvazie de tudo o que você  pensa que já sabe.”

RESTRIÇÃO GERA LUZ

Numa lâmpada, o polo positivo em contato com o polo negativo gera um curto-circuito, que queima e inutiliza o sistema. O que gera luz é a resistência à passagem da corrente elétrica. Meditar é estabelecer a consciência da restrição e autocontrole dentro de nós. A força da restrição nos permite controlar o comportamento reativo, nossa reação instintiva. 

Segundo a Tradição cabalista, quando duas entidades são semelhantes, elas são consideradas próximas (Lei da atração). Se a Luz é a causa de tudo, quando nos tornamos a causa da nossa existência, nos aproximamos da Luz. 

Imagine que o Mundo é uma caixinha. Você vive no meio dela sendo bombardeado por bolinhas que vem de todos os lados, essas bolinhas são os desafios e as circunstâncias que acontecem no nosso dia a dia. A meditação corresponderia a você ir para o cantinho da caixinha e observar as bolinhas para quando você voltar para o meio da caixinha você não ser mais bombardeado por elas.

Meditar é fundamental para não nos tornarmos o efeito de circunstâncias externas, dos nossos desejos e limitações.

MEDITAÇÃO E SAÚDE

Apesar de suas vinculações com as tradições espirituais, atualmente, a meditação também é objeto de interesse na medicina.

As pesquisas científicas, sobre os efeitos da meditação, descobriram um conjunto de profundas alterações fisiológicas durante sua prática:

  • Diminuição da pressão arterial;
  • Diminuição da frequência cardíaca e respiratória;
  • Diminuição na frequência das ondas cerebrais;
  • Aumento da imunidade;

Esses são apenas alguns exemplos de várias outras alterações benéficas à saúde.

 DESMISTIFICANDO A MEDITAÇÃO

Meditar é mais simples do que parece – esqueça a ideia de parar de pensar. Falando de uma forma bem genérica, meditar seria uma forma controlada de pensar – uma prática que tenta concentrar a atenção do indivíduo em uma coisa de cada vez. O objeto da concentração pode ser o corpo, a respiração, a repetição de uma sílaba ou palavra, um som, a fixação do olhar em uma determinada imagem (objeto) ou uma combinação de algumas dessas técnicas.

A fixação do olhar na letra hebraica é o método mais conhecido nos dias de hoje, entretanto existem muitos sistemas de meditação nos textos clássicos da Tradição cabalística. Essa atenção concentrada reduz o diálogo interno permanente, amplia a consciência do momento presente e gera o esvaziamento.

O sucesso demanda esforço e nem sempre acontece no “tempo” que desejamos.

NÃO TRAVE UMA BATALHA COM SEUS PENSAMENTOS

Você está meditando e  vem um pensamento sobre a conta de luz que você tem que pagar no dia seguinte.

Em vez de deixarmos este pensamento passar, nos prendemos a ele e começamos a pensar a que horas vamos ao banco pagar a conta, se vamos de carro, onde vamos estacionar, se vai dar tempo de passarmos no supermercado depois, e quando percebemos, nossa mente não está mais concentrada na meditação.  

Não tente travar uma batalha contra os seus pensamentos, quando o pensamento surgir, procure “deixá-lo passar”. Volte a concentrar-se, mesmo que no início seja um desafio.

Lembre-se de que a prática regular é o caminho para obtermos os resultados da meditação.

Na metodologia que utilizamos, em vez de ficarmos preocupados em esvaziar a mente, procuramos concentra-la na respiração, na visualização de uma sequência de letras e no som a ser repetido várias vezes.

Quando conseguimos focar a mente em algo específico, vamos gradativamente diminuindo nossa atividade mental e sua frenética produção de conteúdo, conseguindo o esvaziamento desejado. 

PORQUE É TÃO DIFÍCIL COMEÇAR?

Criar novos hábitos exige uma grande quantidade de energia. Aprender significa ter coragem de deixar de lado algo que conhecemos e que já temos domínio, em prol de algo novo e desconhecido. O aprendizado é um processo que nos faz sair da “zona de conforto” para testarmos novos comportamentos sem nenhuma garantia de que estes funcionem rapidamente.

Outra desculpa tradicional para não meditar é a falta de tempo, entretanto, a meditação é eficaz mesmo quando praticada em curtos períodos diários. Seus benefícios aumentam com a prática, portanto, a regularidade é mais importante do que o tempo gasto com a meditação.

Sugiro que você comece bem devagar. Que tal reservar cinco minutos, duas vezes ao dia para meditar?

AQUIETAR CORPO E MENTE

Algumas pessoas encontram uma grande dificuldade quando tentam ficar paradas. Na maioria das vezes, a agitação da mente e do corpo estão relacionadas, sendo uma, a consequência da outra. Manter seu  corpo parado também pode ser uma maneira de acalmar a mente. Mesmo que você sinta vontade de se mexer, procure resistir e continuar parado, você observará que esta vontade passará rapidamente.

É recomendável começar a prática da meditação cabalista sentado em uma cadeira confortável.

Sente-se ereto, com os pés apoiados no chão e as mãos apoiadas sobre as pernas.

Procure remover a tensão do seu corpo sem relaxar demais, isso fará diferença na sua capacidade de concentração. 

Agora, se você já tem o hábito de meditar e preferir uma outra posição  não tem problema, o importante é associar o conforto à capacidade de concentrar-se. 

O ambiente também pode ajudar, mas não é fundamental.

O ideal é que você possa meditar sem ser interrompido, com a intenção de diminuir as dificuldades iniciais, você pode procurar um local tranquilo, silencioso e agradável. Depois de algum tempo você poderá meditar em qualquer lugar.

AS LETRAS DO ALFABETO HEBRAICO 

O objeto de concentração mais conhecido na meditação cabalista é o alfabeto hebraico. Através da ressonância mórfica (som e forma) recebida pela meditação nas letras, o ser humano tem acesso às chaves dos mais profundos arquivos da consciência. 

Segundo o Livro da Formação (Sêfer Ietsirá), a Criação do Universo acontece a partir de uma única “Luz”, fragmentada em 22 Forças energéticas distintas, que combinadas entre si, formaram tudo o que existe no Universo.

As letras hebraicas representam essas Forças utilizadas em todo o processo da Criação.

OS 72 NOMES DE DEUS

Os 72 Nomes de Deus é uma das principais ferramentas da meditação cabalista. Esses Nomes são formados por 72 sequências de três letras hebraicas, codificadas no texto da Torá, que fala sobre a “abertura do Mar Vermelho”. 

Encontramos o processo de construção dos 72 Nomes de Deus no Sefer HaBahir (O Livro da Iluminação), um texto escrito no Século I e considerado como uma das obras mais sagradas da Cabalá. Segundo o Bahir, as 72 combinações derivam do livro de Êxodo 14, versículos 19, 20 e 21. Em hebraico, cada versículo é formado por 72 letras e combinando essas letras obtemos as 72 sequências. 

Meditar ou simplesmente passar os olhos nas letras destas sequências, nos permite ativar as forças espirituais com as quais cada uma delas está conectada e despertar esse potencial dentro de nós. Revelar esses poderes da alma, nos coloca na posição de cocriadores da realidade.

Recomenda-se antes de usar os nomes individualmente, meditar no quadro completo, para conexão com a energia de unicidade.

COMO MEDITAR 

  • Aquietar corpo e mente e respirar lenta e profundamente três vezes;
  • Visualize todas as sequências, da direita para esquerda, de cima para baixo;
  • Você pode fazer uma respiração completa (inspirar e expirar) durante a visualização de cada sequência; 
  •  Ao terminar qualquer meditação permaneça em silêncio por alguns minutos para internalizar a energia com a qual se conectou;
  • Volte devagar para suas atividades ou continue concentrado e escolha uma sequência específica para contemplar.

OBSERVAÇÕES:

Geralmente, só depois de algum tempo, os resultados da meditação começam a se manifestar.

Ainda que pareçam simples, esses métodos não são fáceis, porque exigem disciplina e perseverança. 

Existem também, métodos mais complexos para a meditação nos 72 Nomes de Deus.

REFLEXÃO

Certa vez o mestre Baal Shem Tov lançou mão do uso de um Nome Divino para conseguir atravessar um rio intransponível e arrependeu-se. Depois de vários anos, ele novamente, se encontrou na margem de um violento córrego, mas o cruzou usando nada mais que a simples fé. 

A dúvida e a falta de perseverança podem interferir na sua conexão.

A vida é um processo e o “tempo” no mundo espiritual é diferente do mundo físico.

 

Tags: , , , , ,

Related Posts

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu