RESUMO
A Parashá Emor concentra-se no comportamento e nas funções dos sacerdotes, transmitindo instruções sobre as festas e dias sagrados e determinando manter acesa a chama da Menorá.
A porção ressalta que todas as leis são eternas.
REFLEXÃO
Os principais temas da Parashá Emor são os sacerdotes, ofertas e tempos sagrados. O sacerdote é alguém que age como mediador entre físico e espiritual e por isso muitas porções da Torá dirigem-se aos sacerdotes.
Para Cabalá, quando despertamos nosso “sacerdote” interno, um nível de consciência profundamente consciente e ligado ao Criador, nos tornamos um canal de revelação da Luz.
Os eventos do calendário cabalístico são cíclicos, formando uma grande mandala de fendas cósmicas, que se sucedem no tempo e no espaço, indicando os momentos vibracionais mais propícios para acessarmos potencialidades específicas que nos colocam na posição de co-criadores da nossa realidade. Os dias sagrados são uma forma de quebrar o ciclo contínuo do tempo e romper as cascas (clipot) que tentam nos aprisionar no mundo robótico. Essas fendas favorecem o tikun (correção) em diferentes aspectos da nossa vida. A Luz se revela quando nos concentramos e apreciamos o tempo que nos é oferecido de forma consciente.
Cristina Torres