Uma ferramenta que a Cabalá nos oferece é a conexão com as almas dos justos (tzadickim) que já partiram deste mundo. Os patriarcas e matriarcas de nossa Tradição são canais para a Luz do Criador que se revela através da Árvore da Vida.
O aniversário de morte de um Tzadik é conhecido como um Hilulah, o que significa um dia de alegria, pois é no momento de seu falecimento que a totalidade de sua Luz é revelada – um justo deixa este mundo quando completa seu tikun (missão).
No dia 11 de Cheshvan celebramos o aniversário de nascimento de Raquel e de seu filho Benjamin e a Hilulah de Raquel, que abandonou este mundo no dia de seu aniversário.
Neste dia teremos a incrível oportunidade de despertar o aspecto em nós que se encontra conectado com Rachel, conhecida como a mãe dos homens e protetora de toda a humanidade.
De acordo com o Zohar, Rachel representa um portal entre Malchut (mundo físico) e Zeir Anpin (mundo espiritual). Todas as restrições presentes em sua vida contribuíram para a união dessas duas realidades.
Em virtude do trabalho espiritual que realizou durante sua vida, Raquel conectou-se com a energia de Biná. Raquel abriu para o mundo uma conexão de equilíbrio, capaz de transformar o julgamento (coluna da esquerda) em misericórdia (coluna da direita).
Esta conexão nos permite recuperar a clareza necessária para que possamos realizar melhores escolhas na vida. Além disso, podemos nos cobrir com a energia de proteção que nos manterá a salvo de influências negativas.
Podemos nos conectar com a alma de um justo no dia do aniversário de sua morte, através de um pequeno ritual: Acenda uma vela em sua honra (preferencialmente a vela kosher de 26 horas).
“Pelo mérito da matriarca Rachel, que sua memória permaneça para sempre entre nós e nos eleve”.
Saiba mais sobre a pessoa, incluindo história, cultura e escritos. Procure estudar e meditar sobre seus ensinamentos.
A LÃ VERMELHA
A Lã Vermelha é uma poderosa ferramenta de proteção relacionada à matriarca Raquel – conhecida como a mãe dos homens e protetora de toda a humanidade.
A lã vemelha tem uma função muito importante, ela nos lembra da energia de Guevurá (Força), por isto esta no braço esquerdo e é vermelha, para nos lembrar da energia de restrição e autodisciplina que temos que ter.
Antes de colocar a fita, é recomendável fechar os olhos e meditar para definir suas intenções ao usar esta ferramenta.
Quando amarramos a lã vermelha no pulso esquerdo (de forma adequada), conectamos a poderosa energia de Raquel dentro de nós, criando uma campo de proteção à nossa volta.
Na Hilulah de Raquel vamos nos conectar com a consciência de compaixão e com um profundo senso de apreciação por tudo o que temos em nossa vida, evitando lançar qualquer olhar egoísta em direção a outro ser humano.