A Parashá desta semana, Chayê Sarah, fala sobre o final das vidas de Sara e Abraão e aborda o encontro entre Rebeca e Eliezer, o servo de Abraão.
Abraão designa Eliezer, seu servo, para a missão de encontrar a esposa de seu filho (Isaac). Eliezer, sob juramento, sai para cumprir sua missão, e Abraão lhe diz que a Luz colocaria em seu caminho a pessoa certa e que lhe bastaria estar atento aos sinais.
Eliezer sabia que seu sucesso seria garantido, mas pede ajuda das Forças superiores. Ele faz uma oração pedindo orientação e sabedoria e coloca todo seu foco no processo.
Nós também somos emissários, como Eliezer. Fomos enviados para este mundo com a missão de buscar um “casamento” – a reunificação entre Criador e Criação, físico e espiritual. Esse conceito de Unicidade é a essência dos ensinamentos da Cabalá.
Esta é a lição que aprendemos com Eliezer. Consciência não é apenas um estado passivo, ela é uma força que nos impulsiona em direção a nossa missão. Só é possível cumprir essa missão, porque não estamos nela com nossos poderes, mas com a força divina.
Que a energia do Shabat esteja em nossa semana!
Shavua Tov!