Essa é uma semana muito especial, com a energia da Parashá Miketz (abundância, sucesso e prosperidade) associada aos oito dias de Chanuká – a Luz de milagres!
Essa porção continua contando sobre a vida de José (Yossef), desde que ele era um escravo na prisão até chegar ao cargo de “vice-rei” do Egito, o segundo homem mais poderoso do mundo.
Os sonhos têm um papel muito importante na vida de José. Foi por causa de um sonho que começaram suas atribulações, assim como a interpretação dos sonhos (copeiro e faraó) abriu seu caminho rumo ao poder, no Egito.
Através do dom da interpretação dos sonhos, José conseguiu prever que uma seca naquela região, seria a causa de uma grande escassez de alimentos.
A inspiração e a sabedoria necessárias para resolver problemas e a capacidade de compartilhar com o Universo esse dom vem da raiz da alma de Yossef, o justo.
Em vez de fechar os olhos para o problema, José agiu de uma forma proativa e mesmo não conseguindo evitar a seca, ele evitou a fome.
Sempre podemos escolher como lidar com os desafios: de forma proativa ou reativa, como vítimas ou protagonistas das situações que enfrentamos.
Aprendemos com a porção desta semana que sempre devemos ter confiança e certeza de que o melhor resultado irá ocorrer.
José precisou esperar o momento certo e continuou fiel aos valores da Torá tanto nos momentos de decepção e medo, como nos momentos de glória e poder.
Que a Luz oculta dentro de cada ser humano possa ser revelada.
Feliz Chanuká!