Na Parashá desta semana, acabamos de ler sobre a história de José, que finalmente se revelou aos irmãos e os enviou de volta para casa a fim de trazer Jacob para o Egito.
Como José é um canal de revelação da energia de Yessod no Universo, esta aproximação simboliza a comunicação entre o mundo físico e os Mundos superiores. Os filhos de Jacob simbolizam os 12 signos do zodíaco – as influências astrológicas e o domínio que elas exercem no Universo.
Para superarmos as influências astrológicas (destino) temos que estar no lugar certo, na hora certa e saber como aproveitar cada oportunidade para realizar nossa missão neste mundo.
José assume o controle (governa) sobre o mundo físico, criando sua própria realidade e influenciando as pessoas ao seu redor. Ele não assume o papel de vítima e não vê os desafios que enfrentou como resultado direto da inveja de seus irmãos.
Se entendemos que a Luz está presente em tudo o que nos acontece, não devemos guardar rancor das pessoas que fizeram algo para nos magoar, nem incentivar seu sentimento de culpa.
O perdão nos conecta com as dimensões mais elevadas dos Mundos superiores.
“E agora, não vos entristeçais nem vos irriteis contra vós por haverdes me vendido para cá, porque para preservar vossa vida Deus me mandou adiante de vós” (Livro Bereshit 45:5)
José consegue perceber a presença da Luz em todos os eventos de sua vida, mesmo nos momentos de caos.
Uma ótima semana
Cristina Torres