A Parashá Vayechi, a Porção final do primeiro livro da Torá, nos conta sobre o final da vida de Jacob e de José.
Vayechi descreve as últimas ações de Yacov (Jacob), abençoando seus filhos, as futuras doze tribos de Israel: “E chamou Jacob seus filhos, e disse: Juntai-vos e vos anunciarei o que vos acontecerá no fim dos dias” (Livro Bereshit: 49:1)
Essa porção conclui com a morte de Yossef (José), e o povo de Israel promete carregar seus ossos com eles, quando partissem do Egito.
O MEDO PARALISA
“E viram os irmãos de José, que morreu seu pai, e disseram: Talvez nos odiará José, e nos devolverá todo o mal que lhes fizemos” (Livro Bereshit 50:15)
Uma reflexão que gostaria de compartilhar essa semana fala a respeito do medo.
Podemos ter medo de muitas coisas: de um novo relacionamento, de um diagnóstico de doença, da mudança de uma cidade, do início de um trabalho, da opinião dos outros a nosso respeito e assim por diante.
A lista é enorme e quando estamos tomados pelo medo, nossa capacidade de “discernimento” se deturpa e podemos ficar paralisados e até desenvolvermos quadros graves de ansiedade e síndrome de pânico.
O medo pode controlar e influenciar suas decisões, sem que você nem sequer saiba disso.
CERETEZA E CONFIANÇA
O medo está diretamente ligado à falta de certeza.
O Zohar nos ensina, que quando estamos conectados com a Shechiná, não há razão para termos medo. Shechiná é a palavra em hebraico utilizada para designar a habitação ou presença da Luz do Criador em nossas vidas.
A Luz do Criador se torna presente em nossas vidas na mesma medida em que temos certeza de sua presença.
Uma ótima semana para todos!
Cristina Torres