A lua nova é a semente energética do mês (Rosh Chodesh) e controla os próximos 30 dias.
O Rosh Chodesh de Shevat começa ao pôr do sol o dia 10/01/24 e termina ao anoitecer de 11/01/24
O mês de Shevat está relacionado com o signo astrológico de Aquário, um signo que representa o pilar da esquerda do elemento ar.
Na Árvore da Vida, a coluna da esquerda, está associada ao recebimento e ao aspecto intelectual do ser humano.
Shevat com seus dois planetas regentes, Saturno e Urano, é um período de renovação, mudança e abertura para novas ideias. – que levarão o mundo a um nível mais elevado de consciência. É um signo que impulsiona tanto a evolução social quanto a tecnológica.
Segundo Rav Shimon bar Iochai, o objetivo da Era de Aquário é a remoção do caos no Mundo.
Aquário é representado por uma ânfora que verte água ou por um homem que verte a água de uma ânfora. A água simboliza perdão, purificação, misericórdia, sabedoria e abundância.
AS LETRAS DO MÊS: TZADICK E BET
Todo mês é representado por um signo do zodíaco e um planeta e as letras de Shevat são: Bet (Saturno) e Tzadick (Aquário).
Saturno é um planeta que nos impulsiona ao crescimento, despertando a capacidade de eliminar as limitações que impedem a manifestação de nossa essência. Urano tem a ver com mudanças radicais e com ideias revolucionárias.
Depois de ter passado por Capricórnio, Saturno aparece em Aquário testando nossa capacidade de criar alternativas diferentes para sairmos da estagnação, responsabilidade no exercício da liberdade e a preocupação com o bem estar coletivo. A verdadeira espiritualidade significa ser parte da humanidade, não estar acima dela. O cuidado com o coletivo sem negligenciar o individual é um grande desafio do período.
Bet, a primeira letra da Torá, foi escolhida porque está relacionada com a “bênção”.
A letra Tzadick é constituída de duas letras, Yud e Nun. Yud é a primeira letra do Tetragrama, corresponde ao nível da semente e a maior conexão com a Luz possível.
A letra Nun vem da palavra nefilah, que em hebraico significa queda. Através da união da letra Yud e a letra Nun, estamos elevando todas as quedas, físicas, emocionais, espirituais, e conectando-as com a Luz.
Tzadick significa “justo” e a meditação nesta letra desperta o aspecto mais luminoso de nossa consciência e nos conecta com os “Justos” de nossa Tradição (contribuindo com a sustentação do Mundo).
TU B’SHEVAT (LUA CHEIA DE AQUÁRIO)
INa lua cheia de Aquário (início ao anoitecer 05/02), nos conectamos com o Ano Novo das Árvores (Tu B’Shevat). Nesta data o reino vegetal recebe sua carga anual de energia primordial (Luz do Criador), a vitalidade que nutre esse reino e permite o início de um novo ciclo.
As árvores crescem contra a gravidade e em Tu B’Shevat podemos acessar essa força de renovação e elevação – com a consciência da Árvore da Vida.
Em Tu B’ Shevat podemos vos conectar com a nossa Árvore da Vida e viabilizar a fluidez da Luz do Mundo Infinito para o Mundo físico.
Chodesh Tov!
Um mês abençoado para todos!