A Reatividade é o estado de consciência comum e limitado onde a maior parte das pessoas encontram-se. Sua característica é a ausência de plenitude e satisfação. Neste nível de consciência nos tornamos “EFEITO”. Ser reativo é ser efeito. Efeito dos eventos externos, dos nossos desejos, dos nossos apegos.
Deixamos de ser reativos, e exercemos nosso verdadeiro livre-arbítrio, quando conseguimos estabelecer um intervalo entre o estímulo e a ação. Este intervalo é essencial para irmos além da percepção limitada do mundo físico e percebermos a semente e as eventuais armadilhas que possam existir dentro desses estímulos. Grande parte dos nossos erros são cometidos porque seguimos nossos impulsos reativose agimos instintivamente.
A grande maioria das pessoas vive dentro de um padrão robótico de repetições. Geralmente, mantemos nossas mentes muito ocupadas revendo coisas que já aconteceram, ou criando fantasias sobre eventos futuros que quase nunca acontecerão como previmos. Perdemos o foco e a consciência do momento presente, das escolhas e sementes que estamos plantando.