Nissan (Áries) é o primeiro mês da roda astrológica. Este mês também é chamado de Chodesh Aviv. Permutando as letras de aviv podemos construir a frase “pai de doze”, uma referência às 12 Tribos de Israel e aos 12 meses do ano. O famoso cabalista do século XVI, Rav Isaac Luria, ensina que tudo o que for feito nos 12 primeiros dias de em Nissan irá influenciar os próximos 12 meses, pois trata-se da semente do ano. Por exemplo, o dia um de Áries corresponde ao mês de Áries, o dia dois a Touro e assim por diante.
Na ocasião da saída dos hebreus do Egito, o Eterno determina uma nova contagem do tempo: “Este mês seja para vós princípio dos meses; seja ele (Nissan) para vós o primeiro dos meses do ano” (Shemot 12:2)
De acordo com a Cabalá, esse mês fornece a força cósmica para nos libertarmos de qualquer tipo de limitação que impede nossa realização. Nissan nos permite deixar para trás os bloqueios pessoais que nos impedem de alcançarmos a verdadeira liberdade em todas as áreas da vida.
A palavra Nissan tem a palavra Nes dentro dela. “Nes” é a palavra hebraica para milagre. Podemos chamar de milagre, algo que foge da ordem natural – libertação do nosso comportamento instintivo.
LETRAS REGENTES
Áries é o mês do impulso e da liderança. Devemos ficar atentos aos dois aspectos desta energia impulsionadora: o aspecto positivo diz respeito a capacidade de realização e concretização – transformando pensamentos e projetos em ação. O aspecto negativo em Nissan está relacionado à impulsividade, o comportamento reativo e ao desejo de receber para si mesmo que está no seu auge. Controlar estes aspectos negativos na semente da roda astrológica, significa uma grande possibilidade de manter este controle ao longo do ano.
As letras que nos conectam com os aspectos positivos do mês são: Hei e Dalet. A letra Hei representa Tale, a constelação de Áries. É a quinta letra do alfabeto hebraico, também relacionada ao Tetragrama, onde aparece duas vezes. Hei é uma letra ligada ao mundo da Criação e ao nível de consciência superior (neshamá), mas encontra-se também no mundo da Ação. É através das nossas ações no Mundo físico que conseguimos despertar este nível de consciência mais elevado. Hei é uma janela, simbolizando as diversas formas de comunicação.
Dalet representa o planeta Marte e segundo o Sêfer Ietsirá esta letra cria a semente e a desolação. O significado de Dalet é uma porta. Todo portal é um canal de receber. Devemos demonstrar apreciação por tudo aquilo que recebemos do Universo, mas geralmente nos fixamos na falta.
Marte nos conecta com uma energia guerreira que necessitamos para transformação de coisas essenciais na nossa vida. Sem a força de Marte nos tornamos passivos e acomodados. Esta energia desperta a capacidade para superarmos as limitações que impedem nossa plena realização.
CHODESH TOV!!!