Vezot HaBrachá é a última porção da Torá. Esta semana nós estamos literalmente celebrando o fim / início da Torá. Nós todos sabemos que o fim representa, na verdade, um novo começo.
A última letra da Torá é um Lamed enquanto a primeira letra da Torá é um Bet. Essas duas letras formam a palavra “lev”, que significa coração em hebraico. Em Simchá Torá, ao lermos o final de Vezot HaBracha e o iníco de Bereshit, estaremos ligando essas duas letras – Lamed e Bet.
O coração tem quatro cavidades e três artérias (três coronárias) e é formado de duas partes. Todos os segundos, aproximadamente, duas cavidades se contraem e propulsam o sangue para as artérias, depois relaxam e as outras duas cavidades acolhem o sangue vindo das veias. Através destes movimentos de aspiração e expiração do sangue o coração exprime as duas inclinações do ser humano: dar e receber. Os ventrículos direito e esquerdo são as sedes do desejo de receber e do desejo de compartilhar e devem trabalhar em perfeita harmonia para garantir a “vida” e nos permitir seguir em frente com nosso processo de evolução, sem dor ou sofrimento, mas com plenitude e satisfação.
Uma ótima semana!