A Criação consiste de duas partes básicas: físico e espiritual. Um dos principais fundamentos da Cabala é que tudo que existe no mundo físico tem um análogo na dimensão espiritual. Um dos cognatos da palavra Cabala é “hacbalá” que significa paralelismo ou correspondência.
O físico é o que experimentamos com os nossos sentidos e pode ser dividido entre terrestre e astronômico. O astronômico inclui corpos celestes com as estrelas e seus planetas e o terrestre engloba tudo o que está na esfera inferior: terra, água, atmosfera e tudo o que podemos detectar. O espiritual é composto por todas as entidades que não são físicas: as almas e os anjos.
Os anjos foram criados para serem “Mensageiros” no Mundo metafísico. Sua função é mediação: trazer o fluxo energético (SHEFA) para o mundo físico e levar tudo o que geramos para outras dimensões.
Todos os processos físicos estão sob a responsabilidade de algum tipo de anjo. Esses anjos têm a responsabilidade de manter cada um deles. “Não há uma folha de grama sequer, que não tenha um anjo acima lhe dizendo como crescer”.
O ser humano recebeu o poder de exercer sua influência sobre o mundo e sobre as criaturas, de todas as maneiras desejadas pelo seu livre arbítrio. Contudo, em função da ligação entre o mundo físico e as forças transcendentais, toda vez que uma coisa física é influenciada, ela passa a ter efeito sobre sua contrapartida entre essas forças.
Existe uma influência determinística dirigida de cima para baixo e o indeterminismo, dirigido de baixo para cima – resultado do livre-arbítrio. Toda influência indeterminista produz influências deterministas. Quando as Forças supremas são influenciadas pelo livre-arbítrio, elas por sua vez, influenciam as coisas físicas que estão diretamente relacionadas a elas.
“Entre Deus e o homem existem muitos níveis de interação, sendo o inferior o dos anjos e as estrelas”.
A Providência Divina opera através dos anjos, que por sua vez operam através das estrelas e planetas. Quando se fala da “inteligência” das estrelas, estamos nos referindo aos anjos associados com elas.
“Os anjos são como alma das estrelas”.
Segundo o Zohar existem 4 anjos que influenciam constantemente o ser humano. Esta influência depende do planeta que rege o mês de nascimento:
- Rafa’el estará na liderança em Nissan (Áries), Iyar (Touro) e Sivan (Gêmeos);
- Micha’el estará na liderança em Tamuz (Câncer), Av (Leão) e Elul (Virgem);
- Nuri’el estará na liderança em Tishrê (Libra), Mar Cheshvan (Escorpião) e Kislev (Sagitário);
- Gabri’el estará na liderança em Tevet (Capricórnio), Shevat (Aquário) e Adar (Peixes)
CONEXÃO COM OS ANJOS