Ao anoitecer do dia 04/08/234entramos na lua nova de Leão, iniciando o mês de Av.
De acordo com a Cabalá, a energia de cada mês afeta todos nós da mesma forma – tenhamos ou não nascido neste signo específico, mas podemos usar esta energia a nosso favor.
Leão é regido pelo Sol e representa a Coluna da Esquerda dos signos de fogo. Isso indica uma dupla influência de fogo.
O sol tem poderes curativos essenciais, mas pode queimar. Isso significa que tanto os aspectos positivos como os negativos de nossa identidade ficam muito latentes.
Av é um período diferente, com uma característica única: o início do mês é considerado denso e a segunda metade é vista como a mais cheia de Luz e positividade de todo o zodíaco.
O sol brilha pleno durante todo o dia (exceção eclipse) e essa luz constante representa a consciência. Um dos ensinamentos desse mês é a consciência de que a Luz está sempre presente.
No centro do nosso sistema solar, o Sol leva luz e calor a cada um dos planetas, sem o “astro rei” a vida não poderia existir. Neste período, torna-se necessário uma atenção redobrada em relação ao poder, vaidade e ao egocentrismo.
Outra retificação do mês de Av é a audição. Demonstre maior empatia, tente ouvir e entender a perspectiva do outro. Seja sensível aos sentimentos do outro.
LETRAS DO MÊS
As letras hebraicas que nos conectam com a energia do mês são o Caf, que criou o Sol, e o Tet, que criou a constelação de Leão. A meditação nas letras do mês pode nos ajudar a superar os desafios do mês e manifestar todo seu potencial luminoso.
Tet é a única letra aberta para cima, simbolizando um recipiente capaz de conter a Luz espiritual. Tet representa uma potencialidade latente e a meditação nesta letra ajuda na revelação de coisas ocultas, como a centelha de Luz dentro de cada indivíduo ou os aspectos sombrios dentro de nós.
Caf representa o Sol, fonte de energia vital que nos liga à Luz Infinita. Essa letra simboliza a capacidade de manifestar nosso potencial.
Cada ser humano tem um dom individual, que deve ser compartilhado com o mundo. Entenda que os talentos são dados pela Luz para serem usados para a Luz. É um período para ajudar o próximo em seu caminho espiritual e não para satisfazer nosso ego.
A energia da letra Caf permite a expressão de nossa capacidade criadora. Torne-se cocriador da sua realidade.
O sol é fonte de energia vital e se nos mantivermos positivamente conectados, podemos nos tornar um canal de manifestação da energia deste período.
O DIA NOVE DO MÊS DE AV
O dia 9 do mês de Av é considerado um dia importante, no calendário cabalista, em função de diferentes acontecimentos negativos na história, cometidos, justamente, pela má conduta da influência energética do mês, traduzidos em forma de violência e caos.
O grande propósito das conexões feitas em 9 de Av não é lamentar os erros do passado, mas ser capaz de transmutar a negatividade e o ódio gratuito em algo luminoso, já que neste mês temos um potencial maior de revelação de Luz.
O Zohar estabelece 9 de Av como o início da chamada “Nova Era” (entrada em um estado de consciência diferenciado para toda humanidade), isso porque quanto maior a sombra, maior a possibilidade de revelação de Luz.
TU B’AV – O 15º DIA DO MÊS DE AV
Já o dia 15 do mês de Av , a lua cheia do mês de Leão, é marcado por ser o dia mais positivo do ano. Representa o amor, o desejo de doar-se, alegria, leveza, abundância.
O sol representa Zeir Anpin, o aspecto masculino do nosso universo e a lua é Malchut, o aspecto feminino. Neste dia, o sol e a lua estarão no ápice da força de expansão, propiciando a unificação completa entre o Mundo espiritual (Zeir Anpin / Sol) e o mundo físico (Malchut / Lua).
Em Tu´b Av, como é chamado o dia 15, podemos injetar Luz para nos aproximarmos de nossa alma-gêmea ou fortalecermos nosso relacionamento.
CHODESH TOV!
UM MÊS LUMINOSO PARA TODOS.
CRISTINA TORRES
MEDITAÇÃO DAS LETRAS DO MÊS DE AV – LEÃO