O Rosh Chodesh (Cabeça do Mês) do mês de Elul começa ao anoitecer do dia 02/09/24.
Elul é um mês regido pela constelação de Virgem e por Mercúrio – um período de grande ligação entre o mundo físico e o mundo espiritual. Em Virgem podemos nos conectar com uma energia especial, que nos prepara para um novo ciclo.
O mês de Elul nos dá a oportunidade de influenciarmos o próximo ano – início na lua nova de Libra. O Zohar explica que quanto mais você prepara seu receptor durante o mês que nos leva ao RoshHaShaná (Ano Novo), mais bênçãos você pode trair para o seu próximo ano.
Em virgem temos a capacidade de limpar o mundo das imperfeições através de uma poderosa energia de purificação.
Este é um período de introspecção, avaliação e de comprometimento com a transformação. Cada pessoa deve questionar-se sobre sua proposta de crescimento e aperfeiçoamento pessoal e comprometer-se com este objetivo para o ano que está por iniciar.
Existem algumas chaves para mudança:
Você deve acreditar que você pode mudar;
Você deve praticar a introspecção;
Você deve comprometer-se com um plano de ação;
Você deve ter força de vontade;
Você deve sentir a alegria do sucesso.
LETRAS DO MÊS: RESH E YUD
A letra Resh representa Mercúrio e a letra Yud é a constelação de Virgem.
O formato da letra Yud é um ponto suspenso no ar, a única letra do alfabeto hebraico que flutua (todas as outras têm uma base de apoio na linha). Isso é um indicativo de que essa letra tem o potencial de vencer a energia da gravidade. O Zohar, há mais de 2.000 anos atrás, já falava que a força da gravidade é uma energia negativa, porque puxa você para um mundo denso.
A energia da letra Yud seria a chave para que o ser humano possa superar a inclinação pelo lado negativo. Um aspecto negativo do mês é o julgamento precipitado e indiscriminado em relação a tudo e a todos.
Outro desafio do período é conseguir abandonar o que não é mais necessário e ter clareza do que se quer levar para o futuro.
Yud é a capacidade de agir – é a imagem do eixo de uma roda cujo impulso mínimo pode desenvolver um imenso movimento.
A outra letra regente do mês é Resh, associada a Mercúrio. Este planeta rege o intelecto, a objetividade, a união dos opostos (físico e espiritual, corpo e alma) e a comunicação. O conceito desta letra é a capacidade de iniciar um processo de retificação, ou seja, o tikun.
Para fazer uma retificação, temos que voltar ao passado e admitir nossos erros e nos comprometermos em agir de forma diferente se a mesma situação se repetir.
Resh tem a mesma raiz de rosh, que significa “cabeça”, “início” ou “novo”, trazendo uma energia de renovação.
CONEXÕES ADICIONAIS PARA ELUL
Leitura diária do Salmo 27 durante as orações da manhã até RoshHaShaná. (Este salmo retifica os obstáculos do mês de Elul).
Ouvir o toque do shofar, todos os dias (produz um impacto sobre a alma, eliminando as energias cristalizadas à nossa volta). O shofar é tocado diariamente, exceto no Shabat e na véspera de RoshHashaná.
Exercitar mais o desejo de compartilhar, não só através de doações monetárias, mas também através de doações de nosso tempo, trabalho …