Sagitário é um signo do elemento fogo e corresponde ao mês de Kislev no calendário cabalista. É um fogo que se move pelo mundo das ideias. Por causa desse fogo interior, o sagitariano está sempre em busca de novos desafios, de novos conhecimentos, novas conquistas.
Keshet (Sagitário) é representado pelo centauro, o ser mitológico meio-homem, meio-cavalo, que caça com um arco e flecha. A figura representa as duas almas que coabitam dentro do ser humano – a Divina e a animal.
Segundo a Cabala, o mês em que o Sol transita no signo de Sagitário é chamado de “Mês dos milagres”. O Milagre é a capacidade de romper com os padrões impostos pelo mundo das limitações, mesmo nas situações aparentemente sem saída. Quando os hebreus saíram do Egito, eles tinham o mar a sua frente, um deserto cheio de desafios do outro, e o exército do Faraó os perseguindo. De seu ponto de vista limitado, eles tinham poucas escolhas e todas muito dolorosas. Clamaram ao Eterno e a resposta foi surpreendente: “Que clamas a mim? Fala aos filhos de Israel que marchem! O Midrash nos revela que nada aconteceu até que Nach’shon entrasse no mar e a água lhe chegasse às narinas, impedindo-o de respirar, então o mar abriu. Você é responsável pela produção de todos os milagres na sua vida. Segundo a Tradição cabalista, através de uma alteração de consciência, o ser humano pode transcender suas limitações, acessar a dimensão do milagre e criar uma nova realidade.
O nome Kislev deriva da palavra hebraica para confiança, um atributo essencial para acessarmos a dimensão do milagre. A verdadeira confiança não é passiva, ela vem junto com uma consciência proativa – precisamos criar um circuito de energia que ajude a Luz a fluir para o nosso mundo. Quando pensar em um milagre que quer ver se realizando em sua vida também pergunte-se: O que estou disposto a fazer para que ele se torne realidade?
O milagre de Chanucá reflete a confiança ativa dos Macabeus, que lutaram contra o império grego e sua cultura.
LETRAS REGENTES DO MÊS.
Guimel representa Júpiter, um planeta relacionado à abundância, generosidade e à expansão (do receptor metafísico). Este planeta suaviza situações difíceis e faz as coisas fluírem e crescerem. É o planeta que acumula toda a energia das ações positiva que fizemos no passado e diante dos desafios que enfrentamos, todo esse merecimento aparece para nos ajudar a sair de uma situação problemática.
Tzedek é a raiz de “estar certo, estar com a razão”, ser justo. Júpiter é a consciência do certo e do errado para o nosso desenvolvimento pessoal. O justo, o tzadik, é aquele que eleva seu nível de consciência.
A letra Samech, associada ao signo de Sagitário, simboliza uma aliança com a Luz e a necessidade de escolhermos se estamos dentro ou fora dela. Esta letra representa uma roda, em constante movimento. É um período adequado à projeção de nossa vontade para as esferas superiores (flechas de Sagitário), projetando tudo que precisamos para o nosso crescimento espiritual.
Samech significa amparar e ser amparado, ressaltando o conceito de reciprocidade (participar da troca) e interdependência. Permanecer estável, mesmo nos momentos de oscilação é um atributo da letra Samech.
CHODESH TOV!
MUITA LUZ E MILAGRES NA VIDA DE TODOS!