A diferença entre o calendário Gregoriano e o calendário judaico (cabalístico) vem do fato de que o primeiro é meramente solar enquanto o judaico é lunissolar, ou seja, um calendário que se baseia nos movimentos da lua e do sol, ajustando o ano solar com os ciclos mensais da lua.
Tevet é um período associado ao signo de Capricórnio, do elemento terra, fortemente ligado ao mundo material.
Capricórnio representa a Coluna da Direita dos signos de terra, o que significa que sua energia interna é de água, despertando o potencial para compartilhar, ajudar e cuidar, mas também manifestando um forte desejo de receber.
Essa forte conexão com o mundo material, associada à capacidade de superar os obstáculos e a perseverança, faz de Capricórnio um período favorável para concretização de nossos projetos.
Chanuká, a Festa das Luzes termina no início de Tevet, porque a energia de Capricórnio é necessária para concretizar as promessas de Sagitário.
A influência de Capricórnio pode manifestar duas forças opostas se confrontando com muita intensidade: uma com uma grande capacidade de construção (Chanuká) e a outra com a potencialidade de destruição (Templo) – tudo depende da forma como definimos o receptor.
Em Tevet esforce-se para perdoar e esquecer situações que possam trazer qualquer tipo de lembrança negativa. Não se sinta esquecido e nem vítima, se algo o incomoda fale, comunique-se. Não alimente o pessimismo, foque em dar o seu melhor e não se “pré-ocupe” com o que ainda não aconteceu e que pode ser que não aconteça.
Este mês pode nos trazer uma grande conexão espiritual, se conseguirmos nos desprender do material.
A capacidade espiritual desse signo é demonstrada pelo valor numérico da soma das letras do mês, Ayin + Bet, é 72 – uma referência a Chessed (misericórdia), a sefirá mais próxima das dimensões superiores, e aos 72 Nomes de D’us, uma importante ferramenta da meditação cabalista.
Capricórnio representa um terreno irregular, com diferentes obstáculos e que exige a habilidade e disposição de um cabrito montanhês – neste mês podemos desenvolver nossa tenacidade e a força para superação dos desafios.
Ayin é a letra associada à constelação de Capricórnio e Bet ao planeta Saturno. Ayin sinifica olho e nos conecta com a visão espiritual, com o que está por baixo da superfície limitada dos cinco sentidos, desenvolvendo a capacidade de discernimento.
Bet é Saturno, o planeta que assegura a aplicação da lei no cosmos, dando a cada um de nós exatamente o que merecemos. É o planeta do tikun (correção), responsável pela ordem, responsabilidade e disciplina.
Saturno é o planeta que nos impulsiona ao crescimento, nos ensinando importantes lições de força e amadurecimento – beneficia quem trabalha e cobra de quem não o faz.
CHODESH TOV!
CRISTINA TORRES