Rosh Hashaná é uma abertura cósmica no calendário cabalista. Acontece no primeiro e segundo dias do mês de Tishrei, que corresponde ao signo de Libra no calendário cabalista. É conhecido como o “Ano Novo”, mas na verdade, ocorre no sétimo mês da roda astrológica.
Rosh Hashaná significa “cabeça do ano” ou “semente do ano”. Segundo a Tradição Cabalista, os primeiros seis meses do ano são o período em que plantamos as “sementes”. Essas sementes são nossos pensamen tos, palavras e ações. A segunda metade do ano é o tempo da colheita. Rosh Hashaná é o intervalo de dois dias entre esses dois momentos, uma pausa que nos permite conectar com a Luz do Criador no nível da semente.O fato de Rosh Hashaná marcar o aniversário da Criação faz dessa data o “Dia do Julgamento” (causa e efeito). Todo plano deve ser avaliado para ver o seu andamento, se atingiu seus objetivos e propósitos.
No mês de Virgem (Elul) iniciamos um período de reflexão, já que a autocrítica é fundamental no processo de transformação. Para fazer uma retificação, temos que voltar ao passado, admitir nossos erros e nos comprometermos em agir de forma diferente se a mesma situação se repetir. Cada pessoa deve questionar-se sobre sua proposta de crescimento e aperfeiçoamento pessoal e comprometer-se com este objetivo para o ano que está por iniciar.
|