O texto da Parashá Vaierá inicia com o relato sobre a capacidade de compartilhar de Abraão e termina com a história sobre o sacrifício de Isaac.
O sacrifício de Isaac é uma difícil passagem da Torá, com inúmeras interpretações para o seu significado.
“E disse Abraão: Deus (Elohim) proverá para Si o cordeiro para a oferta de elevação, meu filho; e andaram ambos juntos” (Gênesis 22:8)
De acordo com os ensinamentos da Cabalá, Abraão é uma “carruagem” para energia de Chessed, a misericórdia, enquanto Isaac nos conecta com Guevurá, o julgamento.
Qualquer ser humano tende constantemente entre esses pilares, com um movimento natural para a essência que o define. Chessed e Guevurá são opostos, literalmente, como água (Chessed) e fogo (Guevurá).
Na porção Vaierá o patriarca Abraão, que representa o amor incondicional (Chessed), recebe a missão de fazer algo que era a antítese do seu instinto natural. Da mesma forma, seu filho Isaac (Guevurá), também supera seu instinto natural ao demonstrar total submissão ao domínio de seu pai.
A percepção de que o ser humano pode ir além de suas capacidades naturais e tendências é uma importante reflexão desta semana.
A porção nos ensina que buscar o equilíbrio entre julgamento (esquerda) e misericórdia (direita) é fundamental para vida e para evolução e que cair em qualquer extremidade cria caos e confusão.
Aliás, tender aos extremos é uma das caraterísticas do momento atual e isso nos faz olhar para o mundo de forma intolerante e individualista, mas a Parashá nos diz que pai e filho caminharam juntos.
Reconhecer a essência do Sagrado dentro de todo ser humano e acreditar neste potencial é o que nos permitirá interagir e caminhar juntos.
Boa semana!
Cristina Torres
2 Comentários. Deixe novo
Maravilhas da kabalah – super agradecido por nos trazer essas maravilhas com ótimas explicações e nos mostrando que nada pode ser lido ao pé da letra. Abraços a todos. Agradecido . Completo meus estudos também com Maimonides e o Guia dos Perplexos.abraços .
Boa noite, Odair!
O Guia dos Perplexos é um ótimo livro.
Bom estudo e obrigada pelo comentário