MÊS IYAR – SIGNO DE TOURO

Ao anoitecer do dia 07/05/24 começa o mês Iyar (signo de Touro), regido por Vênus (Noga em hebraico) e pelas letras hebraicas Pei e Vav.

Com as iniciais da frase, em hebraico, “Eu sou o Eterno, que te cura” (“Ani Hashem Rofecha”) formamos a palavra Iyar. Uma das características do mês é que a energia de cura está disponível. Quando falamos de cura na Cabalá, não estamos nos referindo apenas ao nosso corpo físico. A doença também inclui a vida financeira, os relacionamentos, desequilíbrios emocionais…
 
O valor numérico da palavra shor (Touro em hebraico) é 506, que é também o valor numérico de amor incondicional (Ahavat Hinam) = esse é o tikun do ser humano, o caminho para cura.
 
O “shor” (Touro) representa a alma animal do homem. Iyar é o mês em que o homem retifica sua alma animal, refina seus traços inatos de caráter, enquanto se prepara para receber a Torá (imortalidade) em Sivan (Gêmeos).
 
Em hebraico, o radical “shor” também significa “olhar ou observar” – Iyar é um mês de introspecção. Todo o mês de Touro decorre durante o período da Contagem do Ômer, um período em que ficamos totalmente comprometidos com nosso refinamento pessoal, através de um processo de reflexão sobre os vários aspectos de nossa essência. Este é o mês para confrontar os aspectos negativos que existem em nós e transforma-los. É um período em que podemos desenvolver o mérito para absorvermos a Luz que recebemos em Pêssach e nos prepararmos para a libertação de todas as formas de finitude (descontinuidade e falência) em todos os aspectos da vida.

Touro, como um signo do elemento terra, é muito apegado ao mundo material, ao mundo dos cinco sentidos. A combinação de terra (elemento de Touro) com Fogo (elemento da estação) pode reforçar o egoísmo e o apego, mas também remete à solidez e concretude.

Se a perseverança é um poderoso atributo desse período, o aspecto negativo é a inclinação à teimosia. A influência de Touro pode reforçar a inflexibilidade e a resistência à mudança.

Sair da zona de conforto é um grande desafio do período, portanto, não importa o quanto você já fez no seu caminho espiritual, pense qual é o seu próximo passo e mexa-se – não espere as coisas acontecerem. O estado de comodidade, em geral, está em desacordo com o processo de desenvolvimento da alma.

Touro é um signo regido pelas letras hebraicas Phe (Vênus) e Vav (Constelação de Touro). Phe representa Vênus no plano astronômico, o planeta do amor e da beleza. Em hebraico, o nome do planeta regente do mês de Touro é “Noga” – uma palavra que significa luz. O valor numérico do nome de Vênus em hebraico (Noga) é 58, que é também o mesmo valor numérico para a palavra confortável (Noah). Touro tende a buscar sua “zona de conforto” e se perguntar, para que mudar? Pelo menos já estou acostumado com o meu caos!

Vav é a 6ª letra do alfabeto, é uma letra de conexão, ou seja, tem como função ser uma ponte entre uma coisa e outra. Vav em hebraico, significa gancho, algo que liga – a comunicação entre o Mundo físico e os Mundos superiores. O gancho primordial entre o espírito e a matéria, o céu e a terra. Esta letra simboliza a arte de reunir vários elementos a fim de formar um todo harmonioso, desperta o senso de unidade e a conexão com todas as coisas.

Através da meditação, nas letras do mês junto com o Tetragrama, podemos nos conectar com toda energia positiva de Iyar.

Desperte o poder de cura, que já existe dentro de você.

Um mês abençoado para todos

Cristina Torres

 

 

 

 
 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu